3 lições sobre abrir um negócio que você não pode esquecer

Torne as chances de sucesso da sua ideia maiores

Nestes tempos em que o emprego se torna uma incerteza, o sonho de abrir um negócio de sucesso começa a se tornar uma realidade mais presente na vida de muitos empreendedores. Descubra 3 lições sobre abrir um negócio que você pode aprender com os super empresários.

Com a garantia sobre os empregos ameaçada, muitas pessoas buscam alternativas mais arriscadas para garantir a renda, e o sonho de abrir um novo negócio de sucesso aflora na mente de muitos empreendedores.

Que esta nova batalha não será fácil já é um consenso, mas ter alguns caminhos para seguir pode facilitar o processo. No Projeto Jovem Empresário, muitos mentores de sucesso têm essa missão, de serem facilitadores do caminho de muitas empresas.

Note que ter um facilitador não significa necessariamente que o seu caminho será mais fácil, ele poderá ser mais rápido, evitando que você desperdice energia com trabalho desnecessário.

Isto é importantíssimo quando se está no início de um novo negócio e nós selecionamos dentro do ecossistema empreendedor 3 lições que consideramos essenciais para você que quer empreender o seu negócio.

Pesquise o Mercado

Primeiramente, faça um bom estudo de mercado. Apenas uma boa ideia não significa que vai ter mercado consumidor potencial. Leve em consideração também o atual cenário político-econômico, ele influencia significativamente a propensão de consumo do mercado.

Algumas ideias boas demoram para conquistar um mercado, e este tempo pode ser crucial para você. Qualquer negócio, para sobreviver e prosperar, precisa gerar receita e o principal ingrediente para esta receita é o mercado consumidor.

Se preocupe com boas estratégias de marketing e em escolher os canais certos para se comunicar com o seu mercado. Pesquise também o mercado da concorrência, descubra o que a concorrência faz de melhor e supere.

Calcule o Investimento

É preciso avaliar, num segundo momento, qual será o montante de investimento necessário para fazer o seu novo negócio operar até que ele chegue no break even, ou seja, que o negócio esteja se pagando sozinho.

Mais do que garantir a sustentabilidade financeira do seu negócio, saber quanto tempo é preciso esperar para que o negócio dê um retorno é muito importante para não se gerar falsas expectativas.

A frustração financeira é o principal motivo do fechamento das empresas nos primeiros anos de vida e estar preparado é a melhor opção. É possível buscar investimentos através de investidores, empréstimos, financiamentos ou sócios. Cada uma das opções tem os seus prós e contras, portanto, pese bem qual modelo de investimento é melhor para o seu perfil.

Prepare-se para agir

Para ter sucesso em qualquer empreendimento o planejamento é uma ferramenta estratégica. Coloque tudo no papel, cada parte do seu negócio.

Estabeleça metas e objetivos específicos para cada parte, defina o fluxo de tarefas e a descrição das atividades, coloque todos os custos e consumo de materiais e equipamentos de cada atividade.

Fazer um planejamento não é uma tarefa fácil, principalmente quando se é novo no novo negócio. Muitas coisas que todo negócio exige pode não ser do conhecimento nem da competência do empreendedor.

Nestes casos, você tem duas opções: capacitar-se ou escolher pessoas capacitadas para trabalhar com você. A primeira dá mais trabalho, a segunda gera mais custo. Mesmo antes de investir em pessoas capacitadas, invista-se em você mesmo, afinal de contas você será o principal recurso humano do seu negócio.

Seja um empreendedor. Seja parte desta grande aceleração. Os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Tem vontade de fazer a sua ideia acontecer?  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *