3 razões pelas quais o seu MVP pode ser considerado um case sucesso

Mas porque MVP é tão importante?

O MVP é, para a maioria das startups, o requisito obrigatório para entrar no mercado e ter o seu MVP validado é um caminho para o sucesso. Descubra 3 razões pelas quais o seu MVP pode ser considerado um case de sucesso.

O MVP é o produto mínimo viável, ou protótipo, de um negócio. Ter o seu MVP validado pelo mercado é o ponto de partida para o sucesso de muitas empresas iniciantes e startups. Com o MVP é possível você testar o seu produto, o processo de produção, fornecedores e mercado consumidor.

É uma etapa importante, mas que pode consumir muito tempo e dinheiro. Precisa ser bem administrado para que a empresa tenha o resultado com maior agilidade e com o menor investimento possível.

As experiências das startups comprovam isto. A etapa de trabalho com o MVP foi extremamente importante para definir alguns critérios essenciais para os eu nicho de mercado. Saber o que é que você realmente vai oferecer e o que é que o mercado está disposto a receber.

O MVP não se trata apenas do produto rodando, mas de como que este produto vende a imagem ou conceito da sua empresa, que para o mercado é muito relevante. Dentre as várias experiências, é possível elencar as 3 razões que surgiram como mais relevantes para que as pessoas tivessem sucesso na construção do seu MVP.

Quais as 3 razões pelas quais o MVP pode ser considerado um case de sucesso

A primeira razão pela qual as pessoas têm sucesso em MVP é entender a expectativa do cliente. Para o mercado, não basta apenas informar o quanto o seu produto é bom, é preciso comprovar estas informações.

E no MVP o objetivo é captar esta expectativa e comprovar resultados validados com dados e números reais. Os clientes no mercado não esperam apenas um serviço, mas como os serviços podem gerar benefícios aos clientes. E para o empreendedor, como este serviço pode gerar lucro para o negócio.

A segunda razão do sucesso que foi levantada pelas experiências é projetar sua empresa a frente da concorrência. Outro ponto importante que as empresas precisam trabalhar com o MVP é levar em consideração a concorrência e saber projetar a marca e imagem da sua empresa para que esta ganhe destaque na frente da concorrência.

Mostrar o seu diferencial e o quanto o seu resultado é mais impactante que o da concorrência é essencial, e o MVP ajuda nisto. Não importa se o seu produto é inovador e ainda não tem concorrência (o que é muito difícil), mesmo assim é preciso desmistificar o mercado e mostrar que o que é inovador pode ser melhor.

Outra razão que foi levantada frente aos casos de sucesso é a melhoria do produto e aceleração do negócio. Principalmente entender que fazer o MVP previne perder tempo e dinheiro.

Com o desenvolvimento do MVP, em cada etapa é possível ir ajustando o melhor modelo de custos e de processo que tornem o seu produto o melhor possível com o menor custo possível.

Desenvolver o MVP é um grande aprendizado para a maioria dos empreendedores que não tem ainda experiência com o processo empresarial e passar por este aprendizado acelera muito o desenvolvimento de todo o negócio.

Resumindo, o sucesso do MVP pode ser o sucesso do negócio

Resumindo, as 3 razões que levam um empreendedor a construir um MVP de sucesso são:

  • entender a expectativa do cliente,
  • projetar sua empresa a frente da concorrência,
  • melhoria do produto e aceleração do negócio

Claro que existem inúmeros outros fatores e situações que poderiam ser levantados, mas estas razões foram as que são consideradas as mais importantes.

Construa o seu MVP. Seja um empreendedor. Seja parte desta grande aceleração. Os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Tem vontade de fazer a sua ideia acontecer?  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *