Condor Connect e Rodrigo de Alvarenga promovem o bate papo: Sua ideia não vale quase nada!

Seguindo todos os cuidados e precauções recomendados pela Organização Mundial da Saúde – OMS, e em meio a esse caos do isolamento social necessário devido ao Corona vírus, o ecossistema de startups de Curitiba procurou se reinventar para continuar ativo e atuante no cenário atual. O Condor Connet, com o apoio do Labiie e a mentoria de Rodrigo de Alvarenga promoveram esta sala virtual de bate papo onde puderam debater sobre a seguinte afirmativa: sua ideia não vale quase nada!

Estiveram participando da sala de bate papo 56 players do ecossistema, entre mentores e CEOs de startups, que estão relacionados com a aceleradora do Condor Connect e com a incubadora do Labiie. A estratégia do evento não foi polemizar, mas o tema já chegou batendo na porta: sua ideia não vale nada! A primeira vista, muitos participantes estranharam a frase e ficaram se perguntando, será que esta minha ideia não vale quase nada mesmo? Se você, como outros, também ficou surpreso com a afirmação, acompanhe esta reportagem para ver o que temos para te dizer no final de tudo isso.

Bom, para diminuir a polêmica Rodrigo de Alvarenga, palestrante internacional dentro do ecossistema empreendedor, começou aliviando: “Eu comecei mudando o título da apresentação para A sua ideia não vale QUASE nada, para dar uma amortecida”, mas foi só na primeira frase, para depois falar a verdade e sobre o que queria mostrar do cenário internacional para as pessoas presentes virtualmente: “mas só mudei o título porque a Kauana pediu. O que eu quero falar é que a sua ideia não vale nada mesmo, e eu vou provar isto para vocês.” Quem estava respirando logo antes, voltou a prender o fôlego. A Kauana, a quem Rodrigo se referiu, é a figurinha carimbada CEO do Condor Connect, Kauana Vissotto. E Rodrigo ainda completou, reforçando a importância deste tipo de bate papo: “Eu tenho que falar a verdade, não importa se você gosta ou não do que vai ouvir…”.

Bom, para diminuir a ansiedade já podemos adiantar para você que todos que participaram deste bate papo, sem exceção, saíram de lá super satisfeitos e aprendendo alguma coisa, inclusive o próprio Rodrigo. Mas vamos entender o porquê deste bate papo. O Condor Connect é uma aceleradora de startups que mais do que criar condições para que as startups tenham abertura de mercado e possam capitalizar potenciais clientes, prepara as startups para terem um crescimento acelerado e estruturado. “Nós batemos muito no comportamento do empreendedor. Em anos acompanhando e mentorando startups, o comportamento é o principal responsável pelo atraso na aceleração.”, enfatizou Kauana em entrevista após o evento. “Precisamos trazer todo mês alguém de fora para falar para as startups aquilo que elas se recusam a escutar de nós, mas que precisam aceitar. Não somos nós, é o mercado dizendo”, explica o prof. Dornelles, mentor e parceiro da aceleradora.

E Rodrigo prendeu a atenção de todos na sala virtual por quase duas horas, com interações e perguntas que provocaram cada um dos participantes. Daquilo que ficou marcante na

apresentação de Rodrigo, duas coisas chamaram a atenção. A primeira foi a pergunta O que é mais importante para lançar uma startup no mercado? Se você achou que é a ideia, se enganou igual a mim. Para Rodrigo, e todos lá também concordaram, o mais importante são as pessoas, o time que você monta. Sem pessoas, nenhuma ideia sai do lugar. Outra coisa que Rodrigo enfatizou e que tem a ver com o tema da palestra foi o valor da startup. Rodrigo explicou que uma startup custa tempo, esforço e dinheiro, e por isto que uma ideia não vale nada, porque ela praticamente não consome o seu tempo, você gasta muito pouco esforço para ter uma e ela não te custa nenhum dinheiro. E finaliza esta frase afirmando: “Não foque na sua ideia. Foque na sua execução.”.

Acompanhe as notícias aqui conosco. Toda última quarta-feira de cada mês o Condor Connect traz um mentor brilhante e especialista para ampliar a nossa visão sobre o universo das startups. Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e oi@labiie.com.br e agende uma visita. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *