DEBATE DE PONTA GROSSA NA BAND: SÁBADO, 17 DE AGOSTO, 10H
ALIEL MACHADO (PV), segundo biografia no próprio site:
“Aliel Machado nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 26 de fevereiro de 1989. De família humilde, sem ligação com a política, Aliel carregou sacolas na feira e foi engraxate na infância. As dificuldades logo despertaram a sensibilidade com as questões sociais e a vocação política não demorou a surgir.
Durante o ensino médio militou na União da Juventude Socialista (UJS) e coordenou manifestações relacionadas ao transporte público, mobilizando a população por mais transparência no contrato, além de pedir melhoria na qualidade do serviço prestado aos usuários e o passe-livre.
Ainda na juventude, atuou como coordenador regional na Paraná Esportes, ligada a secretaria de Esportes do Estado, onde promoveu e coordenou diversas atividades esportivas em todo o Paraná. Foi candidato a vereador pela primeira vez em 2008, ficando como suplente. Quatro anos depois foi eleito com 3.731 votos e, logo após a posse, tornou-se presidente da Câmara Municipal, sendo o mais jovem a ocupar o cargo. Neste período, por conta da incompatibilidade de horários, trancou o curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), iniciado no ano anterior.
Durante a gestão na Câmara, Aliel tomou medidas importantes contra a corrupção e pela transparência no Legislativo, como estabelecer limite na conta de celular dos vereadores, a instalação de rastreadores em todos os veículos (o que gerou grande economia aos cofres públicos e evitou o uso indevido) e o desconto no salário dos vereadores faltosos que não justificassem a ausência.
A gestão na presidência da Câmara o credenciou a buscar uma vaga para o no Legislativo Federal, sendo eleito em 2014 com 82.886 votos. Foi o deputado federal mais jovem do Estado, com apenas 25 anos, além de ter sido o mais votado da história em Ponta Grossa. Foi reeleito em 2018 e novamente em 2022 com quase 95 mil votos para mais quatro anos de mandato em defesa dos paranaenses.
Em Brasília é integrante de várias frentes e comissões. Foi membro titular da da Comissão Especial da Reforma da Previdência, da Comissão das Medidas de Combate à Corrupção, titular na Comissão de Educação, suplente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão do Esporte. Além disso, foi relator do projeto de alteração das Medidas Educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no qual desenvolveu um trabalho ouvindo especialistas e a comunidade, promovendo audiências públicas em diversos estados para elaborar o relatório final.
Foi dele, em 2019, o primeiro projeto que derrotou o Governo Bolsonaro na MP que queria decretar sigilo em documentos públicos. Entre os projetos aprovados, está o que prevê a apreensão de arma de agressores de mulheres. Aliel também apresentou uma emenda, aprovada na Reforma da Previdência, e que manteve o tempo de 15 anos de contribuição para os homens se aposentarem.
Em defesa dos trabalhadores, foi premiado com o primeiro Prêmio Getúlio Vargas, defendeu o Piso Nacional da Enfermagem, o Piso do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.
Entre 2021 e 2022 Aliel foi eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), onde defendeu a vacina e também propôs a vacinação de jovens e adolescentes, além de ter lutado para reverter o corte de recursos ao ministério da Ciência e Tecnologia. Este ano Aliel assumiu a presidência da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso).”
Elizabeth Schmidt (União Brasil), segundo site da prefeitura de Ponta Grossa:
“Elizabeth Silveira Schmidt nasceu, estudou, casou e sempre viveu em Ponta Grossa. É filha de Alberto e Edelzira Silveira. É casada há 44 anos com Lourival Schmidt, e é mãe de três filhos.
Em 1968, formou-se professora, firmando-se na área da educação onde trabalhou em todos os níveis de ensino: desde a educação infantil até o ensino superior, na escola pública e particular de ensino. Tem dois padrões de professora aposentados: do Instituto de Educação (1970-1995) e da UEPG (1985-2010). É empresária, sócia do marido na Eletro Cometa, sempre atuando na gestão de pessoas dentro da empresa.
Desde a década de 80, foi professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrando aulas em cursos, inclusive de Pós-Graduação, sendo orientadora de monografias. Participou de Congressos, Seminários e Encontros da área educacional como cursista e como palestrante em várias cidades do Brasil.
Envolvida em atividades sociais, comunitárias e políticas, desde muito jovem, foi candidata a vice-prefeita de Ponta Grossa em 2000 e candidata suplente da candidatura ao Senado de Nitis Jacon em 2002, ainda foi candidata a Deputada Federal em 2014, sendo suplente pelo PSB. Foi membro suplente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa e membro do Conselho Municipal de Educação e do FUNDEF.
Foi Presidente fundadora do Conselho da Comunidade, ligado à Vara de Execuções Penais da Comarca de Ponta Grossa, é esposa atuante do Rotary Sabará, é sócia fundadora do Rotary Club de Ponta Grossa Uvaranas, é membro do Centro Cultural Profº Faris Michaele de Ponta Grossa.
De 2005 a 2012, foi Secretária Municipal de Cultura e Turismo. Em 2015/2016 foi Secretária Municipal de Administração, acumulando com a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos, do atual governo. Já recebeu homenagens e honrarias, é Cidadã Benemérita de Ponta Grossa.”
Mabel Canto (PSDB), segundo biografio no próprio site:
“Nasceu em 1985 na cidade de Clevelândia no sudoeste do Estado do Paraná. Ponta-grossense de coração há mais de 28 anos, Mabel recebeu em junho de 2020 o Título de Cidadã Honorária dessa cidade que tanto ama. Mãe de dois filhos, advogada e radialista, filha do ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual, Jocelito Canto. Atualmente exerce o seu segundo mandato como deputada estadual, tendo sido eleita em 2022 a segunda mulher mais votada no Paraná, com 70.215 votos. É a deputada estadual mais votada da história do município de Ponta Grossa com 51.375 votos. Mabel também foi a mais votada em Ipiranga, Carambeí e Imbituva.
Mabel iniciou sua carreira como radialista aos 15 anos. Trabalhou como assessora jurídica na Secretaria de Segurança Pública do Estado e atuou como técnica responsável pela gerência do Programa Leite das Crianças por toda região dos Campos Gerais.
Formou-se em Direito pela Faculdade Cescage, no ano de 2010.
Atua como advogada devidamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2012.
É idealizadora do projeto social “Garagem Mulher”, que atualmente desenvolve um trabalho social voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.
Em sua primeira eleição no ano de 2018, foi eleita deputada estadual com 35.036 votos.
Mabel também concorreu à prefeitura de Ponta Grossa na eleição de 2020, sagrando-se vencedora do 1º turno, com 61.702 votos.
No 2º turno, ficou em segundo lugar, recebendo um total de 79.929 votos.
No exercício de seu mandato como parlamentar, tem atuado com foco na ampliação e consolidação dos direitos das mulheres, bem como melhorias nas áreas da saúde, educação, proteção ao consumidor, esportes e segurança pública.
A deputada destinou por meio de emendas e de seu trabalho junto ao Poder Executivo R$ 63 milhões para a região dos Campos Gerais. Destaca-se o envio de recursos no valor de R$ 2,4 milhões para equipar e mobiliar a nova maternidade do Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa.
Mabel foi quem intermediou a reconstrução do Colégio Estadual Francisco Pires Machado.
Sua participação na Frente Parlamentar do Pedágio objetivou o acompanhamento e encerramento da concessão das rodovias paranaenses, além da fiscalização do processo da nova concessão, que será realizada pela União.
Como legisladora, Mabel Canto apresentou 115 propostas legislativas, compreendendo projetos de leis, resoluções e emendas à Constituição Estadual, das quais 42 já se tornaram leis, sendo 18 para mulheres, com destaque para a Lei do Parto Adequado n°20.127/2020, que garante o direito de escolha da via de parto a todas as gestantes do Estado do Paraná.”
Dr. Magno Zanellato (NOVO), segundo site da Câmara de Ponta Grossa:
Médico Pneumologista e Cirurgião Torácico. Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1990-1995) e Especialista em Cirurgia Torácica pelo Hospital Evangélico de Curitiba (1997-1999). Título de Pneumologista em 2012.
Entrou na politica por querer ver uma mudança real na atitude politica, com coerência e principalmente pensando no bem comum e no desenvolvimento da cidade.
Marcelo Rangel (PSD), segundo Linkedin:
“Formado em direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1994. Sou empresário, radialista e apresentador de programas da Mundi FM no Paraná. Atuei como deputado estadual no Paraná, eleito em 2006, em 2010 e em 2022. Em 2012 fui eleito Prefeito de Ponta Grossa pelo PPS. Em 2016, fui reeleito prefeito de Ponta Grossa no segundo turno das eleições municipais de 2016. Em 2020 assumi como Superintendente Geral de Inovação do Paraná , o cargo de CEO do Conselho Estadual do Paraná 4.0, reunindo as maiores empresas de tecnologia e inovação do estado. Atualmente, assumi a pasta da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI), no segundo mandato do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). Sou conselheiro do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito do Paraná) e do Viaje Paraná, que é o portal de turismo do Estado. Desde os 16 anos trabalhei profissionalmente como apresentador, DJ, organizador e promotor de eventos, o que me levou a ser conhecido popularmente e me auxiliou na promoção a vida pública.”