A Renault nasceu em 1898 pelas mãos do francês Loius Renault que quando jovem montou seu próprio veículo e o fez subir a rua Lepic, uma rua íngreme, na cidade de Montmarte. Com o sucesso desse feito Louis começou a receber pedidos para produzir outros exemplares do modelo Voiturette Tipo A.
Em 1965 foi lançado o Renault 16, primeiro modelo popular que se destacou entre as famílias francesas, carro com modesto porta-malas e bancos dobráveis. Na década de 80 nasceu a van, Ranault Espace, veículo para viagens em família. Seguindo a tendência de carros para a família, em 1996 foi lançado o conhecido Renault Senic, que no Brasil começou a ser fabricado dois anos depois, juntamente com inauguração oficial da fábrica francesa em nosso país.
Em terras tupiniquins a montadora francesa completou 20 em 2018. Mas a relação da Renault com o Brasil começou tímida, lá por volta de 1950, com a fabricação dos automóveis Gordini e Interlagos. Em 1996 iniciou-se a consolidação da montadora aqui no Brasil, mais especificadamente em São José dos Pinhais com a inauguração da Pedra Fundamental do Complexo Ayrton Senna.
Confira mais sobre a história da montadora francesa que completou 20 anos no Brasil na matéria especial do Band Motores