Capivara “escapa” do Barigui e passeia pelo bairro

Uma capivara foi vista na rua Ferdinando Darif, próximo ao CEBEJA Campo Comprido, andando livremente pelas ruas. O registro foi feito por moradores do bairro Campina do Siqueira, em Curitiba.

Foto: Colaboração

Uma moradora que viu a situação avisou a prefeitura de Curitiba, via 156, mas para o espanto dela a cidade não tem uma estrutura para recapturar os animais que por ventura saiam de seus locais de origem. Segundo relatou a moradora que procurou nossa reportagem, a prefeitura “apenas” receberia o animal e não poderia buscar.

Ainda segundo a moradora, o atendimento 156 pediu para que ela entrasse em contato com a administração do Parque Barigui.

A capivara segue pelas ruas da cidade.

NOTA PREFEITURA DE CURITIBA

O município está ciente e faz o acompanhamento da situação relatada pelos cidadãos à reportagem. Porém, ressalta-se que capivaras são animais silvestres, de vida livre, que ocorrem, principalmente ao longo do Rio Barigui, portanto o animal em questão está em seu habitat natural. O recolhimento acontece somente em caso de risco e é atribuição de órgãos estaduais. Quando os animais se encontram em locais com grande adensamento populacional e trânsito – fatores que podem representar perigo tanto para ele quanto para os seres humanos – o município fornece apoio em ações conjuntas ou é protagonista em ações de resgate.

Atualização 

Uma equipe do Instituto Água e Terras foi para o local mas não conseguiu encontrar o animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *