COVID-19 dispara em Curitiba

Por Dirk Lopes, com contribuição de André Luiz Douat.

 

Curitiba registrou nesta semana recordes consecutivos de casos de Covid-19 em períodos de apenas 24 horas. Na terça-feira (17) foram 879 novos casos, na quarta-feira (18) foram 914 e nesta quinta-feira (19) foram 1.381, os maiores números desde o início da pandemia.

No boletim desta quinta foram 9 novos óbitos, sendo 4 nas últimas 48 horas. Agora, o número total de casos confirmados em Curitiba é de 64.030, com 8.415 casos ativos, também o maior da pandemia. O número de casos de recuperados é de 54.013 e o número de óbitos chegou a 1.602.

Fonte: LEG – UFPR

Hospitais

Alguns hospitais já relatam lotação ao longo da semana, e a secretaria de saúde decretou a suspenção de cirurgias eletivas. Os leitos de UTI do SUS para COVID se encontram com taxa de ocupação de 87%.

Estatísticas

De acordo com estudos do LEG – Laboratório de Estatística e Geoinformação – da UFPR – o Rt de casos de Curitiba está em 1,74. Isso significa que nos últimos dias cada 100 curitibanos infectados, foram infectados 174 novas pessoas, e por isso a curva cresceu. O Rt de óbitos está em 1,20, porque cresceu número de óbitos diários também. No gráfico abaixo é possível visualizar os óbitos, o número de casos ou o Rt.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, concedem entrevista coletiva por videoconferência nesta sexta-feira (20) para tratar do cenário da pandemia do novo coronavírus em Curitiba.

Fonte: LEG – UFPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *