A forma como os colaboradores tratam os clientes é reflexo de como os chefes tratam os colaboradores.

Já ouviu aquela expressão o estabelecimento é a cara do dono? O Projeto Jovem Empresário vai mostrar para você que a forma como os colaboradores tratam os clientes é reflexo de como os chefes tratam os colaboradores. Depois desta, não adianta reclamar não, é só fazer por onde.

De quem é a culpa quando o cliente reclama do mau atendimento no seu estabelecimento? O funcionário está mau treinado, ou não está num dia bom, ou se não soube lidar com um cliente mais exigente, diversos são os motivos que se utilizam como justificativa. Independente do motivo ou da situação, não adianta fugir desta não, pois a culpa é sempre do chefe.

Aqui vale uma lição muito importante para qualquer empreendedor, chefe não é aquele que aponta os culpados, mas sempre aquele que propõe as soluções. Se o atendimento dos colaboradores não está dentro dos padrões de eficiência e qualidade é porque não estão sendo bem contratados, bem treinados ou bem recompensados.

Na maioria das vezes os colaboradores são espelho da forma como são tratados dentro da empresa, portanto, o primeiro exemplo deve ser do chefe. E isto vale para organizações de qualquer tamanho, sejam gigantes ou pequenas, o exemplo do chefe sempre será replicado, portanto, faça pelo seu colaborador aquilo que gostaria que o seu colaborador faça para o seu cliente.

Esta mudança de comportamento organizacional tem sido uma importante estratégia implantada pela cultura empreendedora para as novas empresas do novo milênio e que vem cada vez mais ganhando espaço nas grandes corporações. A ideia por trás disso é que o ambiente da empresa reflete o modo como o dono valoriza os próprios colaboradores, traduzindo-se na imagem daquilo que a empresa como um todo pensa sobre o seu cliente

Estimular um ambiente de trabalho colaborativo; incentivar e valorizar a criatividade e a liberdade do trabalho, seja individual ou de equipe; comprometer-se com os resultados da organização tanto quanto cobra de seus colaboradores; manter o respeito, a motivação e a energia da equipe. Os colaboradores estarão tão comprometidos com os clientes quanto o chefe estiver comprometido com próprios colaboradores. Faça da sua empresa sua imagem e semelhança.

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