Um termo muito comum no mundo dos negócios é monetização, mas é você empreendedor, sabe o que é e como funciona? Então descubra com o Projeto Jovem Empresário.
A definição é bastante simples, monetização é o ato de monetizar, ou seja, transformar alguma coisa em dinheiro. Para os negócios, o objetivo é sempre de transformar qualquer oportunidade em lucro. Mas com um mercado cheio de concorrência esta pode ser uma das tarefas mais complicadas para os empreendedores: como ganhar dinheiro com o meu negócio?
Uma coisa importante que os novos empreendedores devem ter em mente é que, de preferência, um negócio não pode ter uma única fonte de receita. Sempre que possível o empreendedor deve ter um negócio que ofereça vários produtos, serviços diferenciados ou receitas agregadas. A maioria dos casos de empreendedores que não deram certo nos primeiros anos é por causa da monetização dos seus negócios.
Um modelo de negócios pautado em uma única fonte de receite sofre com a livre concorrência, e neste caso falamos das grandes empresas de varejo, por exemplo. Mesmo que o empreendedor procure uma produção enxuta, é difícil vender o seu produto abaixo do preço de custo para conquistar clientela. Mesmo tendo capital de giro, uma hora o negócio precisa render lucros.
Primeiramente, o empreendedor deve trabalhar o valor agregado do seu produto ou serviço, ou da sua marca. A monetização ocorre não apenas pela entrega do produto ou serviço, mas pelo valor e satisfação que gera ao cliente. Segundo, a monetização de um negócio deve abrir várias fontes de receitas agregadas. Por exemplo, um canal do Youtube gera receitas pelo número de acessos, pelos patrocínios, através de eventos realizados, entre outras possibilidades.
Em cada relacionamento o empreendedor pode enxergar a monetização, até na relação com parceiros e fornecedores, sempre pensando naquela perspectiva do ganha-ganha do ecossistema empreendedor. Um fornecedor que estabeleceu uma relação comercial com uma rede de parcerias pode monetizar o empreendedor com uma comissão. Quando os parceiros comerciais geram negócios através da sua rede de clientes, eles também podem monetizar o seu negócio com uma comissão.
Um site ou aplicativo, por exemplo, que vende um serviço pode oferecer diversos outros serviços agregados para o seu cliente, ampliando a experiência do usuário e monetizando o negócio. Pode ainda aproveitar do fluxo de pessoas para monetizar sobre propagandas e patrocínios.
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