Saiba como construir uma estratégia de sucesso com o marketing de engajamento

E descubra por que é tão importante se relacionar com o cliente.

Você sabe o que é marketing de engajamento?

Não basta apenas atrair a atenção do público com a sua mídia. Com tanta publicidade nos diversos canais, mais cedo ou mais tarde o público achará uma publicidade mais atrativa que a sua.

Podemos definir 4 níveis de engajamento que podem ser mensurados com o marketing. Veja abaixo:

Envolvimento – o primeiro estágio é criar envolvimento, e isto significa saber o quanto o cliente está envolvido com a sua publicidade, ou seja, o quanto o seu marketing está retendo a atenção deste cliente com o canal de publicação.

Existem várias formas de medir o envolvimento e pode ser mensurado através das métricas comuns como: o número de visitas ao site, tempo gasto por página e número de páginas vistas.

Interação – a interação significa que além de prender a atenção do público, o seu marketing está provocando uma reação que faz com que o público queira interagir, participar de sua publicação.

Uma maneira simples de controlar a interação é observar as quantidades e o teor destas interações nos comentários, pedidos de informações, discussões em fóruns e ações que caracterizam iniciativa do usuário em entrar em contato com a marca.

Intimidade – resulta no nível de afeto de uma pessoa por uma marca. Isto reflete na opinião, na perspectiva e em saber quais os sentimentos registrados em suas palavras dirigidas à empresa através do atendimento e das mídias sociais.

Pode ser medido através de ferramentas de monitoramento, mas somente no caso dos clientes que interagem. É pouco preciso, mas fornece uma noção do que o consumidor sente.

Influência – por fim, no último estágio, o seu marketing é capaz de criar novos canais de vendas a partir da publicidade de seus próprios clientes. Ninguém melhor do que o seu cliente para divulgar os benefícios e qualidades dos produtos ou serviços que você disponibiliza.

Esta é uma métrica mais difícil, mas que deve ser sempre levada em consideração, pois é a forma mais barata de reter e atrair novos clientes. Crie campanhas ou pesquisas para medir a probabilidade da pessoa fazer uma compra e influenciar o seu grupo de contato a fazer isso.

E como criar estratégias de engajamento?

Levando os níveis de engajamento em consideração, o canal de sucesso para um negócio está na retenção do cliente, e é conquistado com uma proposta de valor. Algo que você oferece para o seu público e que ele não encontrará da mesma forma na concorrência.

A primeira estratégia é criar conteúdo de qualidade. Sempre pode atrair seguidores e pode atuar através de qualquer canal. Mas não é só isso. Você deve fazer este conteúdo de qualidade chegar até as pessoas, elas precisam ver o que você está divulgando. Isso será bem-sucedido com um bom trabalho de distribuição.

Outra estratégia fundamental é sempre oferecer uma entrega com o conteúdo que você está divulgando. Perguntas simples podem ajudar: Como é o posicionamento da sua marca? É o mesmo desse conteúdo ou não tem nada a ver?

O conteúdo que você produzir deve refletir ou reverter naquilo que você está oferecendo como produto ou serviço. Sem esta conexão as pessoas terão dificuldade de fazer a associação com a marca e não vai ajudar em nada. Isso deve estar exposto no tom, na linguagem e nas imagens nas redes.

Uma outra estratégia fundamental é saber tratar com o cliente depois que ele é atraído para o seu conteúdo. Isto significa investir um bom tempo em se comunicar diretamente com ele. Como é o seu atendimento hoje?

Para um bom atendimento, não precisa gastar muito dinheiro, basta continuar o trabalho dando atenção às pessoas, respondendo comentários, indicando soluções, participando de fóruns e estando mais aberto ao diálogo.

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