Saindo da zona de conforto

Citações inspiradas encorajam você a fazer algo que você normalmente não faria “você está perdendo a vida”, dizem eles. No entanto, cruzar a linha da sua zona de conforto não é fácil a ciência mostra que experimentar coisas novas deixa todos ansiosos e preocupados. É que, em vez de neutralizar o medo, cria mais ansiedade aqueles que têm medo da incerteza ficam mais estressados. E se você pudesse se estender além de sua zona de conforto em seus próprios termos? Não porque alguém te empurre a fazer isso. A zona de conforto é um estado psicológico onde se sente seguro ou à vontade e sem estresse ou ansiedade.

Este estado neutro é natural e humano nosso cérebro é preguiçoso e se inclina para o caminho mais fácil. Podemos continuar vivendo no piloto automático ou abraçar o desconforto para obter recompensas maiores. Simplificando: você quer apenas viver ou prosperar? O oposto da Zona de Conforto é o Espaço de Perigo o crescimento pessoal acontece no meio: a Zona de Aprendizagem.

Esticar-se além da sua zona de conforto não é ser corajoso, mas curioso. Somente cruzando a linha de certeza e familiaridade, você pode crescer. É isso que nosso modelo atual de educação e criação de filhos errou ao embrulhar as crianças em plástico bolha, elas semearam medo e ansiedade. Precisamos recuperar o valor de “sem dor, sem ganho.”  Parafraseando Yoda (mestre Jedi em Star Wars) “Tentar não. Faça ou não faça, tentativa não há”.  

Foi o que fez a empreendedora Greice Ane, de 37 anos, formada em 2005 no curso de prótese dentária pelo Centro Paranaense de Formação Técnica. Desde então ela trabalhou como funcionária de uma empresa, e que vinha se sentido frustrada e acomodada como ela relata “Sempre tive desejo de ter o meu próprio laboratório, mas faltava coragem para colocar em prática. Fui protelando a decisão até que no ano passado, enquanto ouvia a rádio 91 FM durante o trabalho, o pastor Marco Antônio anunciou o curso voe, e imediatamente tive a certeza de que aquele curso era para mim.”

“Procurei pelo curso com o objetivo de perder a timidez, por causa dos trabalhos que realizo na igreja, e acabei descobrindo que o real problema não era a timidez, mas sim o medo de tudo. De falar em público, de mudanças, e principalmente de sair da zona de conforto. Por isso vivia procrastinando decisões importantes. Por isso, o curso voe me fez refletir sobre o que eu queria para a minha vida, sendo assim um divisor de águas.”

Após o curso, essa jovem empreendedora relata que encontrou a coragem para sair da zona de conforto, que no caso era o seu trabalho e abriu a sua própria sala e já está trabalhando para ela mesma.  Segundo Greice Ane, a frase que ela vai levar para a vida é: “O que eu faria se não tivesse medo.” E você, que está enfrentando os mesmos dilemas dela, o que faria se não tivesse medo? Lembre-se que nunca é tarde para sair da zona de conforto para encontrar a si mesmo.

Junte-se a nós, compartilhe suas ideias e torne-se uma autoridade. A Comunidade Connect tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.