A comunicação e o empreendedorismo com José Nascimento

José Nascimento, como ele mesmo se intitula, é o pai da Mariana e do Daniel, e é um eterno aprendiz. Para ele, não importam muito os títulos, mas quem de fato são as pessoas que estão a nossa frente, e isto ele cunhou com a experiência de muitos anos no mercado de comunicação. José Nascimento é professor, consultor, mentor, jornalista e executivo. Fundador da Top de Gestão, empresa de conhecimento, consultoria e treinamento em gestão onde ele pode aplicar seus mais de 20 anos de experiência como executivo em cargos de gerência e direção de grandes empresas como RPC TV – Globo, RIC TV – RecordTV.

Vindo de uma família simples do norte do Paraná, José Nascimento conta que: “… eu era arrancador de feijão, mas sempre gostei de aprender, gostei de estudar e de me conectar com pessoas. Isso fez com que eu passasse a minha vida por diversas empresas”, e essa experiência é que traz muita bagagem e conteúdo para aquilo que ele se propõe, que é formar empreendedores líderes “Top de Gestão”.

Para nascimento, a palavra chave que tem que fazer parte da nossa vida hoje é transformação do mindset. “Só vamos ter um mundo empresarial e corporativo diferente quando nós, que somos os colaboradores dessas empresas, estivermos dispostos a enfrentar esta mudança, pois ela é irreversível.”, porque este gene da inovação não faz parte da nossa cultura organizacional.

“A inovação não se copia, ela deve ser criada e nascer dentro da própria empresa”, afirma Kauana Vissotto, fundadora do Condor Connect e do Labiie – Laboratório de Inovação em Inteligência Empreendedora e que participou deste bate papo.

Irreverente, mas muito comunicador, José Nascimento criou uma terminologia para definir aqueles empresários que fazem uma viagem a Vale do Silício e chegam copiando altas inovações para as suas empresas, é a síndrome de “baby look”: veste a imagem da empresa com a cara dos ambientes inovadores, mas na verdade não tem no seu DNA e no seu mindset aquela vontade de mudar.

“Uma coisa que eu acho importante, a inovação tem que surgir em um único e exclusivo lugar, na mente, no coração e na alma do líder, do gestor e do dono.”

Em outra intervenção, José Nascimento surge com mais uma máxima: “Ao mesmo tempo que temos os executivos com a síndrome de baby look, nós temos os colaboradores australopitecos, que são os dinossauros, que travam qualquer inovação”. O nosso desafio é juntar em todo o ecossistema a diversidade de ideias, de pensamentos e de pessoas, e fazer este trabalho colaborativo. Para José Nascimento, a inovação não precisa ser altamente tecnológica e resolver o problema de uma pessoa não é necessariamente reinventar a roda;

“Na simplicidade repousam as grandes soluções e o grande potencial de ganhar, de fazer dinheiro inclusive”.

E termina com uma mensagem de incentivo para que deseja empreender:

“Sabe que a gente fica procurando as dezenas de fórmulas de  obter sucesso, a gente fala sobre hard skills e soft skills, mas é o perfil 4Hs que vai a diferença no cidadão do futuro no mundo da máquina: aquele que é humano, que é humilde, que é humorado e que é honesto.”

Veja esta e outras dicas de José Nascimento aqui e também no seu Top de Gestão. Faça a sua startup acontecer.

 Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e oi@labiie.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Aproveite também e conheça a Comunidade Connect. Ela tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.