Cinco erros mais comuns que o empreendedor deve evitar

Todo empreendedor se empolga com as próprias ideias, e isto faz com que ele esqueça de olhar para pequenos detalhes que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Achar que vai trabalhar menos que seu funcionário

Por mais que possa parecer ingrato trabalhar para outra pessoa sabendo que suas habilidades e talentos são superiores, na maioria dos trabalhos normais você tem horário para voltar para casa, podendo desfrutar sua família, amigos ou passatempos. O empreendedor geralmente opta pelo próprio negócio com o pretexto de que encontrará maior liberdade de horários. A frente de um novo negócio, a carga de trabalho pode ser intensa, especialmente durante os estágios iniciais quando o novo negócio exige que você seja ao mesmo tempo o CEO, CFO, pessoa de RH, equipe de vendas, guru do marketing, técnico, gerente de escritório e zelador. Com todos esses papéis, raramente há um momento em que você sente que seu trabalho está “feito” para o dia. Há sempre algo mais que você poderia fazer, como pesquisar novos mercados, redigir comunicados de imprensa, entrar em contato com novas mídias, procurar novos pontos de venda, desenvolver novos produtos e continuar a lista. Você vê seus funcionários indo embora enquanto você fica trabalhando um pouquinho mais. E você passa a não ter o mesmo tempo anteriormente dedicado à família, atividades de lazer, exercícios ou relaxamento. E se você quer muito que o seu negócio dê certo, este é um equilíbrio difícil de conquistar.

Não pesquisar antes de criar

Sua ideia precisa solucionar um problema para realmente representa uma oportunidade de mercado, ou seja, é necessário que você valide a hipótese de que existem clientes dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço. Não existe nenhum negócio que sobreviva sem clientes, e o seu não será exceção. É importante que a definição do produto ou serviço seja baseada em sua singularidade, funcionalidade e na necessidade do cliente que irá atender. Antes de criar toda uma estratégia e desenvolver um negócio do zero, é preciso que você faça uma pesquisa para saber se a sua ideia brilhante é brilhante também para vender.

Desconsiderar a concorrência

A empolgação do empreendedor com a sua ideia faz com que ele se esqueça de analisar a concorrência. O cliente sempre leva em conta diversos fatores na hora de decidir sobre uma compra, afinal de contas não é todo mundo que tem dinheiro sobrando para comprar por impulso. Antes de definir o preço e as condições de venda do seu produto, tente descobrir como é a abordagem da concorrência com o seu cliente. Pesquisar a concorrência pode apontar novos nichos e segmentos ainda pouco explorados, novos públicos ainda não identificados pelos concorrentes e novas abordagens de processos produtivos.

Não se ver como um fornecedor para outras empresas

Os segmentos estão cada vez mais complexos e há bastante diversidade mesmo entre negócios do mesmo gênero. No setor de Tecnologias da Informação, por exemplo, há empresas pares em negócios que adquirem produtos e serviços de suas concorrentes. Isso acontece em quase todos os gêneros de negócios. Sempre há um produto ou serviço que a sua empresa realiza que supre as necessidades inclusive daqueles que concorrem com você por uma fatia do mercado.

Achar que a ideia vai render lucros para sempre

A tecnologia não para de evoluir. A cada segundo novas formas de solucionar problemas são desenvolvidas. Dificilmente a sua ideia poderá durar para sempre. Basta vermos a situação atual da pandemia mundial, que está quebrando negócios milionários de muitos anos em poucos dias. Essa necessidade de adaptação ao mercado é uma das características que tornam o empreendedor resiliente, capaz de se adaptar a todas as situações para sobreviver.

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