Como o empreendedorismo está ajudando a gerar emprego e renda

 Nesta pandemia devemos uma homenagem especial a esta figura que, mais do que trabalhar, gera negócios e empregos para muitas outras pessoas: o empreendedor.

A figura do empreendedor

A gratidão e a homenagem à figura do empreendedor são mais do que merecidas. Você é o trabalhador do futuro, que movimenta e faz girar este ecossistema empreendedor. Mais do que oferecer o seu trabalho, você gera muitas oportunidades de negócios e empregos para diversos outros trabalhadores.

A responsabilidade do empreendedor está em ganhar o seu dinheiro. Isto faz parte do mundo dos negócios e, afinal de contas, é para isso que cada pessoa trabalha. No entanto, para girar o ecossistema o empreendedor precisa se preocupar em gerar negócios e colocar pessoas trabalhando para que ele possa aproveitar as oportunidades que surgem.

Claro que muitos de vocês, empreendedores, nunca se deram conta disto, mas o empreendedor, pensando no seu negócio e fomentando o ecossistema empreendedor, acaba gerando indiretamente empregos e renda para diversos outros trabalhadores.

E isto faz com que não somente o ecossistema funcione, mas também movimenta a economia como um todo. Por isto o empreendedor é considerado o trabalhador do futuro.

“Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência”. Ayrton Senna.

A aceleradora Condor Connect tem uma admiração por este novo empreendedor que representa não somente trabalho, dedicação e competência, mas uma transformação da realidade, uma transformação com responsabilidade social.

Não existem grandes mudanças sem grandes ações. Se hoje o empreendedor representa esta grande mudança no mundo dos negócios é porque as suas ações são grandes, não em tamanho, mas no impacto e na transformação que geram na realidade de muitas empresas, negócios e trabalhadores.

Empreendedores, o futuro está em suas mãos!

De acordo com dados do Portal do Empreendedor a taxa de crescimento foi de 7%, apenas considerando a formalização dos microempreendedores individuais nos dois primeiros meses de isolamento social.

Na prática, este número é ainda muito maior, visto que com o isolamento social muitos empreendedores estão trabalhando e não conseguiram formalizar os seus negócios.

Com o surgimento da pandemia, muitos serviços prestados tiveram que sofrer adequações, ao mesmo tempo que a demanda por outros serviços também aumentou, gerando novas oportunidades para o mercado dos empreendedores.

Ainda, segundo os dados do relatório divulgado pelo Ministério da Economia no mês de julho, o primeiro quadrimestre de 2020 registrou a abertura de 906.712 empresários individuais, um aumento de 4,1% em relação ao último quadrimestre do ano passado.

Esses dados não incluem somente o microempreendedor individual, revelando que outras modalidades de empresas também estão crescendo.  

Conforme o mesmo levantamento, os primeiros quatro meses do ano registraram um total de 18,4 milhões de empresas ativas no Brasil, considerando matrizes, filiais e MEIs.

Mercados em alta

Para o empreendedor que está de olho nas oportunidades do mercado, alguns setores estão se mostrando muito promissores, e podem dar uma alavancada ainda este ano.

Dois desses setores com certeza fazem parte já do dia a dia do empreendedor: o comércio online e o delivery. A compra online virou uma alternativa para as pessoas que tem a necessidade de consumir e querem manter a segurança do isolamento social. E com o crescimento do comércio online veio também o crescimento dos serviços de entrega.

Outros setores que começam a ganhar destaque são aqueles de prestação de serviços on-line e os de serviços de casa e construção. Sem a possibilidade de sair de casa, os clientes estão realizando as suas atividades de esporte e lazer de dentro de casa mesmo, como aulas de exercícios físicos guiadas e aulas online de línguas estrangeiras e instrumentos musicais, por exemplo. Ainda, passando muito tempo em casa, muitas pessoas está agora realizando aqueles pequenos reparos, consertos e reformas para adaptar as suas residências ao novo contexto.

Se você tem uma nova ideia, entre agora e se inscreva, você pode fazer parte do time de empreendedores cujo objetivo é o seu sucesso. Tem vontade de fazer a sua startup acontecer?  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *