Da faculdade para o Empreendedorismo: Surge a HA TECNO

HA TECNO  foi fundada  em 2018 pelos fundadores Henrique Sergio Gutierrez da Costa e Alceu Maron Filho. A ideia  ocorreu a partir do trabalho de pesquisa de um dos fundadores realizado em seu doutorado no Brasil (UFPR) e EUA (Universidade de Stanford) envolvendo  biometria e ótica biomédica. 

O resultado do trabalho de pesquisa foi uma patente submetida através da Agência de Inovação da UFPR a qual licenciamos e assim, iniciamos as operações.

Ainda no mesmo ano, foram participar de um programa de pré-aceleração na área de Ciências da Vida (na fundação BIOMINAS, em Belo Horizonte) e foram selecionados como uma das empresas finalistas. O nome HA TECNO, se originou das iniciais dos dois fundadores, Henrique e Alceu mais a abreviação da palavra Tecnologia.

Startup do Worktiba Barigui recebe aporte de R$ 1,2 milhão e vai produzir scanner antifraudes.
 - Na imagem, um dos fundadores da HA Tecno, Henrique Gutierrez Costa. 
Foto: Divulgação

Esse programa nos deu uma formação no universo das startups, da Biotecnologia e contatos com empresas e investidores, sendo que recentemente conseguimos um investimento substancial articulado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovaçãp) para desenvolvermos nosso produto, um scanner antifraudes para usuários de bebês a adultos capaz de prevenir fraudes por impressão digital falsa, alterações na pele (por abrasão, queima ou cortes)  e efetuar a identificação de bebês recém-nascidos.

O maior diferencial da HA TECNO é ser capaz de obter as impressões digitais das camadas internas da pele, mais especificamente da derme, podendo assim detectar fraudes por impressão digital falsa e por alterações da pele como os feitos por queimaduras por ácido ou material abrasivo.

A maior dificuldade até o momento foi conseguir investimento, já que o Brasil não tem muita tradição em investimento de risco (Venture Capital). Outra preocupação é o tamanho do mercado, ainda em desenvolvimento. Por último, a desvalorização do real frente a moedas estrangeiras, que impacta o custo dos componentes importados.

Você que é estudante, e deseja abrir o seu próprio negócio, saiba que ele pode começar dentro da sala de aula do seu colégio e ou universidade, como foi o caso da Microsoft, Facebook, HA TECNO. Para você estudante, ou trabalhador que deseja abrir o seu próprio negócio, os empreendedores
enrique Sergio Gutierrez da Costa e Alceu Maron Filho, deixam a seguinte mensagem para você!

Pensar e planejar é importante mas nada substitui a ação. Se você tem o sonho de empreender, comece agora! Fale com pessoas que empreenderam, vá a eventos,  envolva-se em projetos na faculdade, aprenda a apresentar seu produto e vender o seu peixe, tente criar algo novo, por mais básico que seja e valide com potenciais clientes.

Você que é empreendedor e que gostaria de ter a sua história contada aqui no Portal da Band, de forma única e exclusiva, junte-se a nós, compartilhe suas ideias e torne-se uma autoridade. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *