O empresário que fez história com o Projeto Jovem Empresário: Ronie Pires

Um dos primeiros mentores do Projeto Jovem Empresário, Ronie Pires transformou a sua história de empresário e empreendedor sempre lado a lado com o PJE.

Apesar de ser uma empresa nova no mercado, o Projeto Jovem Empresário cresceu e se transformou muito nestes últimos dois anos, e quem acompanhou esta evolução percebe nitidamente como a história do PJE foi sendo construída. Uma verdadeira máquina de ideias: Ter a ideia, colocar no papel, criar o MVP, lançar no mercado, validar, pivotar. Errar é sempre uma possibilidade agora, para, nunca.

A trajetória de carreira de sucesso do mentor Ronie Pires também foi assim. Começou no PJE quando era executivo do grupo RIC, empreendeu várias ideias e negócios e hoje é CEO de uma grande holding de comunicação. Acompanhe o perfil de Ronie Pires e descubra um pouco mais deste mentor que fez história com o Projeto Jovem Empresário.

Para Ronie a motivação inicial foi fazer algo diferente. Enxergando a mudança nas relações de negócio e mercado, decidiu investir em algo que fosse uma mudança, que significasse uma mudança de mind set para o segmento escolhido. Para ele, o comportamento tradicional do setor de comunicação já não era mais atrativo. “Desde que saí da minha última experiência como executivo, resolvi investir em algo que mudasse um pouco esse modelo e me gerasse um novo aprendizado… Então fui atrás de algo inovador, mas consistente, que estivesse mudando a forma de fazer negócio de um segmento ou categoria”, complementa Ronie, que deu asas para a inovação do seu espírito empreendedor

Especialista na área de marketing e vendas, com uma larga experiência, ao longo dos anos Ronie foi treinando o seu feeling aguçadíssimo. Percebeu que uma vez entendido como funciona o modelo de compras (sourcing colaborativo), é impossível que uma empresa continue a mesma ou com o mesmo sistema de compras e pensamento. Para Ronie, “Uma vez descoberto como o sourcing colaborativo, market place B2B pode funcionar, só fica no mesmo formato que não consegue mesmo mudar a cultura da empresa e dos empregados”.

Mas decidir mudar não foi nada fácil, principalmente depois de 30 anos trabalhados na mesma área. “tudo que eu tinha era o networking, e só com ele eu abri as portas e fui avançando no negócio”. O espírito empreendedor faz toda a diferença, não só para o Ronie, mas para o novo modelo de negócios: “As empresas e pessoas querem fazer negócio com empresas menores (de preferência) e com algum significado. O que está ficando cada vez mais difícil para as grandes corporações. É possível, mas difícil (pela cultura)”. O empreendedorismo traz à tona o melhor dos empresários e pessoas que buscam algo novo e significativo, então, fará a diferença sempre.

Um dos mentores mais requisitados, para Ronie a experiência de uma mentoria tem uma importância enorme. Primeiro porque ajuda o empreendedor a começar com uma menor taxa de erro. “As experiências compartilhadas ajudam muito a enxergar coisas ainda não vistas (as vezes simples), e a planejar com uma chance melhor, com as dicas e ideias de quem já passou pelo mesmo caminho. Mas é preciso ter um espírito de “colaboração”, ou não se evolui”. Segundo, porque evolui o próprio empresário.

Fique atento aos mentores do ecossistema empreendedor. A Comunidade Connect tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.