Criativando: Uma história de superação e criatividade

A história da Criativando é uma emocionante história de reinvenção e superação. A Startup é uma plataforma que conecta designers, arquitetos e lojistas, possibilitando que eles criem papel de parede personalizado sob demanda. A solução permite ainda que lojistas comercializem papel de parede sem necessidade de estoque. A empresa também desenvolve modelos de papel de parede com realidade aumentada, que vão desde modelos que auxiliam a alfabetização até modelos com jogos. Através de um aplicativo no Smartphone, a câmera detecta o conteúdo presente no papel de parede e apresenta a história associada a tal conteúdo.

Jonathan Tebaldi, 34 anos, natural de Nova Bassano, uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, com pouco mais de 9 mil habitantes. Desde a sua infância, passou e superou grandes dificuldades financeiras e de saúde, sendo este o maior desafio enfrentado por Jonathan e sua família. Quando criança Tebaldi passou 6 meses deitado em uma cama com a barriga aberta devido a um problema de apêndice supurada, pois, a família não tinha condições de pagar a operação.

A mãe de Tebaldi, dona Ivete Tebaldi foi empregada doméstica por muito tempo, mas com muito esforço conquistou seu primeiro negócio, uma farmácia, com dedicação e empenho, chegou a ter três farmácias.

“O empreendedorismo salvou minha família”

Jonathan Tebaldi

Inspirado pelas conquistas da mãe, em 2007, o jovem empreendedor e estudante de design abriu a sua primeira empresa relacionada ao marketing digital, em uma época que ás únicas redes sociais no Brasil eram o Orkut e MSN, e também o marketing via internet não era muito conhecido e utilizado, como é hora. Além disso, o acesso à internet ainda era para poucos, fazendo com que o seu primeiro empreendimento não desse muito certo, o que não foi motivo para que Jonathan desistisse do mundo empresarial, como ocorre com muitos empreendedores que desistem após uma tentativa sem êxito.

Os empreendedores, por natureza são inquietos, e estão sempre buscando novas oportunidades de diversificar seus serviços e produtos, a fim de expandir seus negócios, e foi nesse momento em que percebeu uma oportunidade no mercado de eventos, afinal os eventos usam pulseiras e ingressos personalizados. Neste momento, Tebaldi acreditando em sua capacidade e em seu negócio decidiu fazer o que muitos empreendedores que estão começando jamais fariam… Vendeu seu  único carro, e começou então a atuar no segmento de pulseiras personalizadas.

Com o tempo, passou a dominar a região entorno da cidade de Nova Bassano, começando então a incomodar os concorrentes da região que em uma conversa deixaram claro que o empreendedor estava dominando o mercado devido a sua criatividade.  Em 2015, no auge da crise econômica que o Brasil enfrentava, Tebaldi viu que era necessário se reinventar e ao colocar as novas ideias no papel, encontrou no papel de parede uma alternativa inovadora de alavancar novamente o seu negócio.

Ele não tinha ideia do que era uma Startup, mas começou a trabalhar na Criativando.

Assim nasceu de fato a Startup Criativando, focando em realidade aumentada ganhando assim cada vez mais espaço no mercado. Participou de diversas rodadas de pitch, conquistando por mérito alguns investimentos, 200 mil na primeira rodada, 120 mil na segunda rodada de um investidor anjo que foi primordial para a Criativando. Atualmente a Startup é detentora de 80% do mercado gaúcho.

A essência de Tebaldi, em sempre estar se reinventando, e se reerguendo a cada dificuldade, a cada obstáculo, revela que Jonathan é um empreendedor nato.

A Criativando inova no mercado de papel de parede, pois, possui uma tecnologia aonde possibilita que designers criem modelos e faturem por metro quadrado que é vendido com a arte. Para arquitetos, existem mais de quinhentas opções de papeis de parede, que podem ser usados em projetos exclusivos e ou sofisticados. E possui também a integração com os programas Sketchup, Promob, 3Dmax, e Revit, proporcionando ver como o projeto final vai ficar. A mesma facilidade se estende na instalação e nos custos, visto que a fabricação é 100% nacional.

Além das facilidades no viés arquitetônico, a Criativando também auxilia a comunidade e o meio-ambiente. Todo o papel de parede extraído é reciclado e transformado em material escolar para crianças carentes, num processo chamado de “logística reversa”, cumprindo o “papel” com a sociedade. 

Tebaldi, emocionou e encantou o Brasil durante o primeiro episódio da nova temporada do programa Shark Thank Brasil (canal Sony), sendo disputado por Caito Maia (Fundador da Chili Beans),  e Camila Farani (Fundadora da G2 Capital, e maior investidora anjo do Brasil), recebendo da shark Camila, um investimento de R$ 450 mil.

Para você que deseja empreender, mas está com medo do mercado ou tem receios de enfrentar diversos “perrengues” durante a caminhada empreendedora, Tebaldi demonstrou uma incrível superação por todos os obstáculos que surgiram em seu caminho, mostrando que sim, que é possível empreender no Brasil e alcançar o sucesso, independentemente de qual classe social você venha e ou das suas condições! Para isto, basta confiar em si mesmo, na sua ideia, no seu negócio e arriscar, que o sucesso vem! h

Junte-se a nós, compartilhe suas ideias e torne-se uma autoridade. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *