O doce empreendimento familiar com sabor de felicidade

Atualmente existem inúmeros exemplos de empresas familiares de sucesso, tanto ao redor do mundo como no Brasil. Essas organizações servem de inspiração para pais e filhos que trabalham em conjunto, mas também para empreendedores sem histórico familiar.

Afinal, independentemente das relações pessoais por trás das marcas, há sempre princípios a serem modelados. Que tal mergulhar na história da LE DOUX, empresa familiar criada por mãe e filho.

No ano de 2014, mais precisamente no mês de dezembro, foi quando a história do Luiz e de sua mãe estava prestes a mudar pois, eles haviam observado no empreendedorismo a oportunidade de mudar de vida e fazer a felicidade das pessoas, foi então que iniciou a Le Doux em dezembro de 2014.

Foi um ano muito difícil financeiramente falando, e tínhamos muito pouco dinheiro e muitas dificuldades por conta disso. Com apenas R$ 60,00 iniciamos a Le Doux, comprando apenas 1 saco de chocolate belga de 1 kg e 2 panetones de mercado. O recheamos e eu tive a ideia de vende-los na internet (facebook).

Nas primeiras postagens nenhuma encomenda foi feita, então resolvemos fazer um vídeo abrindo o chocotone para que o chocolate pudesse escorrer e tornar o produto mais atrativo. Naquele mesmo dia já conseguimos algumas encomendas.

O resultado no final do mês foi que conseguimos pagar boa parte de nossas contas atrasadas e ainda sobrou um pouco de dinheiro para nos mantermos.


Luiz relata que Resolveram continuar vendendo ao longo do ano e na Páscoa de 2015 venderam tão bem quanto Natal.

Mas a sazonalidade, em breve nos atingiria, passado as datas festivas não conseguimos mais vender tanto assim.

Optamos por começar a trabalhar com festas e eventos. Eu cheguei a vender doce em órgãos públicos de gabinete em gabinete pra conseguir divulgar a nossa forma e ao mesmo tempo poder ganhar dinheiro para nos mantermos.

Passado 4 anos de muito trabalho, conseguimos juntar capital suficiente para abrir nossa primeira loja física em Curitiba, localizada na Rua Chile, 1755 – Rebouças e estamos no mercado desde Julho de 2018.

A história do nome foi uma mescla de falta de criatividade com preguiça. Luiz abriu o Google tradutor e começou a pesquisar as variações da palavra “Doce” em outras línguas. Pesquisou em inglês, italiano, até chegar no francês.

Descobriu então que doce em francês se diz ‘Doux’, mas ali sentiu que Doux não seria o suficiente para o nome e resolveu então incrementar com ‘Os Doces’, o resultado final foi ‘Le Doux’.

Pensamos em desistir varias vezes, mas sempre me coloquei em situações em que não me possibilitasse escolher a desistência, e é o que vem me impulsionando a fazer e criar cada vez mais, para crescer e desenvolver nossa empresa. A falta de capital foi a maior dificuldade enfrentada. Tivemos muito pouco dinheiro para começar, eu diria que menos do que o necessário.

O diferencial da Le Doux, se destaca por ser uma empresa que não vende produtos em si, mas sim a mensagem que cada um deles passa, que cada uma das pessoas os visitam são diferentes uma da outra, que cada um tem um sonho, cada um tem um poder de escolher e sua liberdade, e que no final, você não precisa ser igual a ninguém. Tanto é que boa parte dos produtos são personalizados e você pode monta-los de acordo com sua preferencia.

A mensagem que os empreendedores deixam para você que assim como eles, decidiram empreender em busca de fazer a diferença no mundo, sem precisar depender do sistema é essa:

Acredite em você, ainda que ninguém acredite. Eu já estive em uma situação em que nem mesmo minha mãe acreditou em mim, que foi o momento que disse a ela que abriria meu primeiro negócio antes de terminar a faculdade.

O panorama de fato não favorecia, pois mal tinha dinheiro pra comer, quem dirá abrir uma empresa. Mas o trabalho, dedicação, esforço e sobretudo a fé, me levou mais longe e 6 meses antes de finalizar minha faculdade, cumpri minha promessa.

Hoje, muitas pessoas continuam não acreditando em mim, mas quanto mais desacreditam, mais crescemos. Em apenas 1 ano e meio de mercado, já estamos entre as maiores cafeterias de Curitiba. A mensagem que deixo, é também o nosso slogan:

‘’ Você pode ir mais longe ‘’

Você que é empreendedor e que gostaria de ter a sua história contada aqui no Portal da Band, de forma única e exclusiva, junte-se a nós, compartilhe suas ideias e torne-se uma autoridade.

A Comunidade Connect tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *