Que se Donuts: empreendedora investe no seguimento gastronômico

Espécie de símbolo nacional gastronômico dos EUA, os donuts são uma das mais tradicionais guloseimas do hemisfério norte canadenses e ingleses também adoram as rosquinhas. Esse ícone da junk food nunca alcançou de fato o gosto popular por aqui. Foi então que a jovem psicóloga curitibana, Maria Victória Moreira Garcez, de 24 anos, passou por uma mudança no trabalho e por um pedido de casamento para sair da zona de conforto e tentar desbravar antigos sonhos e hobbies “guardados na gaveta”.

“A fim de ocupar mais o meu tempo e conquistar meus novos objetivos financeiros, advindos da nova fase da minha vida que estou passando. Das opções que cogitei, fiquei com a cozinha porque é algo que sempre tive muito próximo a mim, desde pequena, seja cozinhando com meu pai ou me aventurando sozinha pelo mundo da confeitaria”

Maria e sua mãe Simone

Maria sabia que era um terreno mais ou menos conhecido e natural para seguir (apesar dos medos e anseios normais de tentar algo novo). Já em seguir com os donuts, especificamente, a ideia surgiu depois de observar o quanto esse famoso doce americano ainda não era explorado amplamente no Brasil e o potencial que carregava em si, tanto pelas infinitas opções de sabores/recheios que pode ter (prato cheio para criatividade!). Então, de forma geral, Maria decidiu empreender para continuar tocando a vida dos outros de alguma forma (seja com ajuda psicológica, seja com uma deliciosa caixinha de donuts) e ter a chance de se realizar em tantos âmbitos da vida.

A marca surgiu em um sábado durante um almoço de família, quando Maria levou a ideia de produzir donuts para a sua família.

“A partir daí, debatemos um pouco sobre os assuntos, as possibilidades, até que meu pai — um contador nato de piadas e trocadilhos — se dirige a mim e diz “que se donuts”, como uma forma de brincadeira com a expressão “que se dane” e “dane-se”. Achei graça e acabei gostando de verdade da piada, tanto que alguns dias depois já fui fazer a logo com o mesmo nome e teve boa recepção da família e amigos, o que me afirmou que este era o nome certo para o meu empreendimento; era um nome divertido, parecido com a minha maneira de ser e com a leveza que buscava transmitir nos meus donuts.”

Maria relata que a maior dificuldade enfrentada para empreender foi realmente conseguir tornar tudo verdade, tirar do papel e entrar de cabeça na ideia, ainda mais por ter outra área de formação e atuação. Dias antes de abrir oficialmente as encomendas, se questionou se queria realmente abrir, se daria conta e se daria certo, chegando até pensar em não dar mais continuidade a ideia.  

“Porém, com a ajuda e palavras de pessoas muito queridas, decidi enfrentar o medo e, neste mês de outubro, completo 1 mês de abertura e não poderia estar mais feliz por não ter desistido!”

Outra dificuldade relatada é a dificuldade para conseguir organizar uma logística de entregas, já que ainda não conta um sistema fixo de delivery e que os donuts são doces mais delicados, não podendo ser transportados de qualquer forma (o que dificuldade ainda mais o processo).

Independentemente do negócio que você irá abrir você terá concorrentes diretos e principalmente indiretos, enfrentará dificuldades que fará com que você queira desistir a cada momento e no setor de gastronomia isso não é diferente. Maria relata que em relação a concorrência, existem outras empresas/lojas sim, mas são poucas e algo mais discreto; muitos clientes que encomendam os produtos falam que é a primeira vez que viram alguém vendendo donuts aqui na cidade.

“por isso imagino ser algo ainda emergente por aqui. Porém, mesmo sabendo que tem sim a concorrência (o que é ótimo para impulsionar as inovações e criatividade), acredito que o meu diferencial é propor um produto atrativo e de qualidade (questão que prezo muito), de forma acessível, com uma marca jovem e divertida, sempre buscando estar antenada nas novidades do segmento (principalmente como que vem lá de fora, dos EUA); com a “Que Se Donuts!”, realmente faço o possível para que os donuts possam alcançar à todos e até, quem sabe, se inserir na cultura alimentar do Brasil e dos paranaenses.”

A mensagem que a empreendedora deixa para você estudante que gostaria de sair da sua zona de conforto, que busca ser o seu próprio chefe a fim de realizar os seus sonhos, mostrando que não importa a área de formação, condição financeira, gênero, idade e negócio é:

“Busquem aprender o máximo que puderem, que se abram às experiências profissionais e de vida, que saibam quando é o momento de aceitar que há muito o que aprender ou quando sentem que conseguem seguir pelas próprias pernas. Treinem a humildade, a paciência, a empatia, nunca deixem de estudar bastante, pesquisem sempre e, na medida do possível, não deixem os grandes sonhos guardados na gaveta…

Todos tem o potencial para conquistar o que quiserem, então, por que você seria exceção?  não existe tempo e momento único das nossas vidas para lutar pelo o que queremos e almejamos alcançar; não vai ser e não é fácil, as dúvidas e medos viram parte da sua rotina, mas se lembrar, ao final de cada dia, que você está indo atrás do que quer, realmente não tem preço que supere.

Boa sorte!”

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11 thoughts on “Que se Donuts: empreendedora investe no seguimento gastronômico

  1. Parabéns a Maria “Vitoria”. Nunca desista de seus sonhos e de concretizar seus objetivos. Creio que a psicologia se encaixa maravilhosamente nos seus docinhos. Nada como uma delícia de donuts para elevar nosso astral.

  2. Muito bom esses donuts.. leves e com um sabor agregado enorme, o que reflete a qualidade do produto, inclusive da fritura por não enjoar após a ingestão de algumas muitas unidades. A embalagem é muito linda, bem adequada para presentear. Possibilita que se leve a reuniões de negócios, para acompanhar um café, ou encontros com a família ou amigos, num “picnic” ou escalada, comemos depois de escalarmos num centro esportivo.

    1. Eu já pedi esses dunuts e amei. Eles são sensacionais. Ingredientes de primeira qualidade e são fresquinhos, pois ela faz e já entrega.
      Parabéns pela iniciativa de trazer um produto novo e de qualidade impar.
      Parabéns também pela matéria, muito bem escrita e favorecendo uma empreendedora nova.
      Brilha menina, o mundo é todo seu!

  3. Essa menina vai longe! Foi minha aluna uns anos atrás e já mostrava ser acima da média, e agora vejo q é acima da média em outras áreas tbm! Parabéns pela iniciativa, criatividade e vontade de vencer!!!! Desejo muito sucesso pra vc e q seu talento faça muitas barrigas felizes!

  4. Hummmmm…só de ver as fotos já deu vontade de comer! Imaginem a delícia que devem ser esses donuts! Amei também o nome da marca, “Que se donuts”! Super criativo!
    Maria Victoria, parabéns por levar seu projeto adiante. Te desejo muito sucesso, nunca desista de seus sonhos!

  5. Adorei a ideia! Parabéns! Super criativa, dedicada e inteligente como você é, não poderia dar em outra coisa senão sucesso! Boa sorte na nova caminhada!

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